Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens após os 50 anos. No Brasil, são mais de 60 mil novos casos e mais de 16 mil mortes ao ano. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são idade avançada, raça negra e história familiar de câncer de próstata.
nelson-lima-cancer-de-prostata-img-interna
Por ser uma patologia que não causa sintomas nas fases iniciais, a suspeita do câncer de próstata se dá na presença de alterações ao exame de toque e na elevação dos níveis sanguíneos de PSA. Em muitos casos, a Ressonância Magnética da Próstata pode ajudar na investigação diagnóstica. A confirmação do câncer, entretanto, somente é feita após a Biópsia de Próstata.

Idealmente, a revisão urológica anual, após os 50 anos, inclui a realização do toque retal e do PSA. Pacientes de maior risco (raça negra ou história familiar de câncer de próstata) devem realizar a primeira avaliação aos 45 anos.

O tratamento do câncer de próstata tem evoluído sobremaneira na última década. Com a disseminação da cirurgia robótica, procedimento que permitiu uma recuperação mais rápida, com menores taxas de perda urinária e disfunção erétil após a remoção da próstata, os pacientes geralmente têm retorno precoce às suas atividades. Após a cirurgia, o paciente permanece com uma sonda na bexiga por sete a dez dias, podendo retornar ao trabalho com três semanas de pós-operatório.

Agende uma consulta

E tire todas as suas dúvidas com o Dr. Nelson Lima em um atendimento especializado.