Cistectomia
A cirurgia para remover a bexiga é a abordagem indicada para pessoas com câncer de bexiga músculo invasivo e que não são candidatas à preservação da bexiga. A cistectomia inclui a remoção da bexiga, dos órgãos próximos e dos gânglios linfáticos associados.
Nos homens, a cistectomia radical geralmente inclui a remoção da bexiga, da próstata e das vesículas seminais. Devido à extensão da cirurgia, podem ocorrer danos aos nervos pélvicos, levando à disfunção erétil, incapacidade de ter ou manter uma ereção. No entanto, foram desenvolvidas técnicas de preservação de nervos que podem manter o potencial de recuperação da função sexual em determinadas situações.
Já, nas mulheres, a cistectomia radical geralmente envolve a remoção da bexiga, bem como dos ovários, tubas uterinas, útero, parte do colo do útero e parede frontal da vagina. Alguns desses órgãos, como os ovários, podem ser preservados em determinadas situações.
Da mesma forma que a prostatectomia e a nefrectomia, a Cistectomia pode ser realizada pela técnica aberta, laparoscópica e robótica.
Agende uma consulta
E tire todas as suas dúvidas com o Dr. Nelson Lima em um atendimento especializado.